Foi num final de semana. Eu estava no quarto do meu namorado, usando o computador e visitando alguns blogs. Nesses passeios acabei encontrando um post interessante, uma batalha entre dois vilões dos quadrinhos, um da Dc, e um da Marvel, o ´´x`` da coisa toda era decidir quem venceria uma batalha corpo a corpo entre os dois. Meu namorado estava voltando da cozinha e na mesma hora chamei ele pra ler o post comigo pra decidirmos quem sairia vencedor da batalha, ele me ajudou a escrever um comentário legal, mas a conversa tomou outros rumos, quando ele, fã da DC, não entendeu por que eu preferia as histórias da Marvel, mas tinha mais agrado pela DC devido a quantidade de personagens femininas da editora.
Comecei explicando o básico: Dc e Marvel tem personagens hiper sexualizadas, mas a Dc tem mais heroínas que a Marvel, então, por mais que eu goste da Marvel, por causa dos filmes e toda a mídia envolvida, eu ainda prefiro a DC.
Quando ele perguntou qual era a minha personagem favorita, respondi com um clichê: Mulher Maravilha.
![]() |
Créditos |
Ele teve uma reação bem normal, e perguntou, o motivo, eu respondi que gostava por simplesmente gostar, já que não curto muito ficar imersa nesse tipo de discussão por muito tempo, não sei como os outros aguentam, é chato, é desgastante, e estraga amizades e relacionamentos.
Mas tive que prosseguir quando ele pronunciou uma frase que já ouvi e li um monte de vezes:
´´ Mas ela é chata, o feminismo dela é chato demais, ela odeia homens, ela é misândrica. ``
E assim finalmente pude me abrir sobre o que essa heroína realmente significa pra mim. Meu namorado é demais, ele parou de falar e me ouviu, diferente de 90% dos homens que conheço incluindo familiares, e quando me calei, ele refletiu, e encontrou verdade no que eu dizia.
Mas afinal, por que eu gosto da mulher maravilha ? Ela é alta, magra, tem olhos azuis, é linda, é sexy. Mas ela é também uma amazona, ela luta, usa armas, não leva desaforo pra casa... e sim, ela é misândrica.
- Nossa Íris, mas você gosta de uma heroína assim ? Como pode?
![]() |
Cansei de ser delicada nessa po**a! |
Sim, uma das coisas que mais gosto na Mulher Maravilha é a misandria. Por que ela trata os homens assim, por que ela age com os homens ( inclusive os outros heróis ) do mesmo jeito que eles agem com as mulheres.
Ela subestima os homens, não vê neles o valor enorme que a sociedade vê, ela não precisa deles, ela não gosta deles, ela os despreza e se precisar, ela mata um homem apenas por ser um homem.
Agora releia esse último parágrafo e troque a palavra homem, por mulher. Se você releu e sentiu alguma semelhança entre isso e as notícias de assassinato e estupro de mulheres nos jornais, meus parabéns, você entendeu o que eu quis dizer. A Mulher Maravilha trata os homens, nas Hq´s e nas animações, do mesmo jeito que os homens tratam as mulheres na vida real.
E é por isso que os homens não gostam dela.
Por que ela faz com que eles sofram algo que não estão acostumados a sofrer: Discriminação de gênero. E assim, os meninos, tão acostumados e serem os donos do mundo e a viverem numa realidade imposta por eles onde existem coisas irreais e inexistentes, como Friendzone, e que gira em torno do pinto deles, ficam assim, tristes, nervosos, e cheios de ódio.
![]() |
Numa tradução bem superficial : ´´ Como poderia qualquer mulher usar essas roupas ridículas ? `` |
E é por isso que eu gosto da Mulher Maravilha. Uma personagem famosa, clichê. Gosto dela por que ela é dona de si, tem opinião, tem força, e sim, por que ela é misândrica. Por que ela prova que os homens, não suportam por 24 minutos ( tempo mínimo de um episódio de animação ou série ), ou pouco mais de uma hora ( duração de um filme ), passar por situações pelas quais nós todas passamos todos os dias.